sábado, 29 de outubro de 2011

Villa Cioé: gastronomia italiana de primeira e "rolha livre"

A minha mais recente descoberta é o Villa Cioé, mais um bom restaurante na Rua Tupi, em Higienópolis, este com foco na culinária da Toscana. Apresenta uma cozinha muito correta e caprichada, coisa rara de se encontrar em restaurantes sem "nariz empinado", sem estrelas e preços estratosféricos. Esse entrou na minha lista de ótimos restaurantes "viáveis", ou seja, nos quais eu possa ir sem que para isso haja uma data especial ou eu tenha de lavar a louça. Alto nível sem abusar na conta.

O forte no Villa Cioé são as especialidades toscanas, como o delicioso Capelle de Finocchiona, uma massa recheada com o típico salame italiano com erva doce, ou finocchio, como esta hortaliça é chamada na Itália. É puxado em uma espécie de molho branco aromatizado com ervas e temperos. Delicioso!

Para a entrada, não dispenso os arancini, típicos bolinhos italianos preparados com "restos" de risoto. Na sequência, ainda para abrir o apetite (para quem tem pouca fome é possível parar por aqui), recomendo as polentinhas cremosas, servidas em panelinhas. São três opções: lula, cogumelos e parmesão com azeite trufado. Geralmente opto por esta última.

Para os amantes do vinho, a boa notícia é que, além de oferecer boa carta de vinhos e preços adequados, o restaurante permite que se leve a própria garrafa, sem cobrar taxa de rolha. Para mim, esse é um atrativo e tanto. A propósito, o serviço é muito bom também. Para quem tem confraria, recomendo realizar encontros por lá. Realizei um semana passada e está mais do que recomendado. Há 2 salas no andar superior que comportam até 10 pessoas cada. O serviço fica a cargo do competente Fernando e da turma atenciosa e discreta que trabalha na casa.

2 comentários:

Victor Gasperinni disse...

A casa é excelente mesmo. O post é que precisa de uma correção... O Arancine é um delicioso bolinho de funghi com queijo taleggio que, de resto não tem nada. Já comi e os ingredientes são de primeiríssima. Mais uma dica, levei o vinho na primeira vez, mas os preços são os mesmos das lojas, muito bons... nem precisa. Não percam!

Paulo Sampaio disse...

Caro Victor, você está certo, no caso do Villa Cioé os "bolinhos" muito provavelmente são feitos com arroz e outros ingredientes em "primeiro uso". Na verdade, eu me referi ao arancine original, italiano, que tipicamente é feito com sobra de risoto, além do queijo que é agregado.