sábado, 9 de maio de 2009

VI Encontro do Espumante Brasileiro na Sbav

No próximo dia 29 de maio, uma sexta-feira, a partir das 19h30, a Sbav de São Paulo realiza o seu VI Encontro do Espumante Brasileiro. Trata-se de uma feira de espumantes nacionais na qual o visitante tem a maior amostragem de rótulos (cerca de 60) numa só data, em um só local.

As principais vinícolas do país estarão por lá apresentando seus espumantes - do brut ao demi-sec, do branco ao tinto. Vou todos os anos e posso dizer que é uma oportunidade única de participar de um painel como esse e de comparar os espumantes brasileiros. Sempre saio de lá com "o ranking do ano", que me ajuda a comprar espumantes pelos próximos meses - até a próxima feira.

O evento é bem informal, como uma feira de vinhos mesmo. Quem partipar ganha uma taça ISO de degustação para utilizar no evento e levar para casa.

Após participar do encontro, voltarei aqui para comentar sobre os vinhos e recomendar aqueles de que mais gostei e que serão "figurinhas fáceis" na minha adega nos próximos meses.

Mais informações no site da Sbav: http://www.sbav-sp.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,
Acabei chegando no seu blog numa viagem internética e gostei mto das suas abordagens sobre o vinho e suas harmonizações.
Esse ano pretendo abrir duas garrafas do portugues M'a Partilha (89 e 90)que guardo faz tempo e desse ano não passará!
Vc tem alguma sugestão para acompanhá-los ?
Raquel.

Paulo Sampaio disse...

Raquel, primeiramente, peço desculpas pela demora no retorno. Estive viajando nas últimas semanas.

Não bebi esse vinho, mas pelo que sei dele esse tempo todo de guarda pode não ter sido uma boa idéia. De qualquer forma, supondo que ele ainda esteja íntegro, eu abriria a garrafa para acompanhar uma carne mais leve (filé, por exemplo) ou mesmo uma boa massa à bolonhesa ou com molho de queijo. Deve ser um prato com pouca acidez e média intensidade - nada muito suculento ou aromático.

Depois me conta como estava o vinho, ok? Abraço!