terça-feira, 15 de novembro de 2011

Boa compra: Clos de Torribas Reserva

Para compensar a reclamação do post anterior, termino o feriado com uma boa dica de compra, daquelas fáceis de realizar. Estou falando do Clos de Torribas Reserva, no caso, safra 2005, comprado no Pão de Açúcar. É um vinho espanhol, de Penedès, que surpreende pela relação entre qualidade e preço. Custa R$ 45,90 e vale cada centavo. Comprei por curiosidade e tive uma grata surpresa. Acompanhou uma pizza, mas poderia ter feito bonito em companhia de muitos outros pratos, como risotos, massas e carnes leves.

No visual, já mostra alguma evolução. No nariz, é complexo, lembrando os bons tempranillo espanhois, com boa madeira, um toque de fruta bem madura e baunilha, mas prevalecendo os aromas terciários. Na boca, traz frutas vermelhas, o tostado da madeira e um pouco de couro no retrogosto. Médio corpo e boa intensidade. É o tipo de vinho que agrada principalmente quem curte rótulos do Velho Mundo, pois não carrega na fruta e no álcool. Vale cada centavo e pode ser encontrado no supermercado, o que ajuda muito.

Recomendo para o dia-a-dia e também para uma recepção, quando se quer algo barato, que agrade a todos e que vá bem com o maior número possível de alimentos.

3 comentários:

Sergio Bonachela disse...

Realmente é um excelente vinho. Eu gosto até mesmo do vinho básico, o Clos de Torribas, que custa por volta de R$ 30,00, só que nesse caso a qualidade varia um pouco de acordo com a safra. O 2003 estava excelente, o 2004 e o 2005 bons. Atualmente, o Pão de Açúcar está vendendo o 2006 e o 2007; só provei o 2006, muito bom. Mas para todos eles a relação custo-benefício é pelo menos muito boa. Do Clos de Torribas Reserva, eu provei as safras 2001 e 2003, ambas excelentes e também com uma excelente relação custo-beneficío.
Abraço e parabéns pelo blog!

Paulo Sampaio disse...

Bonachela, o Pão de Açúcar está vendendo o 2005 agora (reserva). O crianza eu ainda não provei. Farei a experiência. Abraço!

Unknown disse...

Há algum tempo atrás havia um certo Clos Torribas (parece que sem o "de") no Pão de Açúcar, com garrafa com formato de champagne e preço muito bom, mas faz bom tempo que desapareceu das prateleiras. Toda vez que pergunto dizem que vai chegar, mas nunca chega. Alguém saberia onde posso encontrá-lo? Já vi um monte de Clos de Torribas, mas não o que eu gostaria de comprar. Abraços Alcibiades, prefiriria receber resposta pelo alcibiades@terra.com.br, se possível