sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Americanbox e o conto do vidraceiro

Mais uma vez sou obrigado a utilizar este nobre espaço, usualmente dedicado ao prazer, para denunciar empresas que não são sérias e que, a despeito de deitarem e rolarem sobre o Código de Defesa do Consumidor e da Lei, continuam atuando e enganando desavisados como eu. A partir de agora vocês não poderão dizer que não foram alertados sobre a forma de atuar da Americanbox, que vende o serviço, pega o dinheiro e some. Parece incrível, não? Eu também duvidaria se me contassem. Mas é a mais pura verdade, que me custou R$ 4.500. Estes são aos fatos...

No dia 27 de outubro, contratei a Americanbox para executar o serviço de fechamento de 3 sacadas e 2 boxes de banheiro. Os prazos combinados foram 11/11 (boxes) e 27/11 (sacadas). Na assinatura da proposta, entreguei 2 cheques no valor de R$ 4.500 cada, com vencimentos em novembro e dezembro. Para a minha surpresa, em ligação realizada na primeira semana de dezembro para saber a razão do atraso na entrega dos itens contratados, descobri que o projeto simplesmente não foi feito por "problemas técnicos" (será?). A Americanbox não me contatou para comunicar tal fato e esperou eu entrar em contato, mais de 30 dias depois, para me dizer que "cometeram um erro" no projeto e que ele havia sido cancelado!

Como um dos cheques já havia sido descontado – mesmo depois de a Americanbox saber da inviabilidade do projeto –, venho enfrentando muitas dificuldades e descaso para recuperar meu dinheiro. Eles simplesmente não me atendem, não respondem e-mail e, quando eu consigo falar, dizem que o “cancelamento” já foi encaminhado e que será aprovado por toda a gerência antes da devolução do dinheiro. A previsão é que o processo leve 20 dias. Pedi para formalizarem esse prazo por e-mail, mas eles simplesmente não fazem e dizem que não podem prometer nada. Como se estivessem me fazendo um favor de devolver o dinheiro que tomaram de mim!

Considerando que não se trata de desistência de compra, mas sim da não-entrega deliberada do que foi comprado e pago, mando e-mails diariamente para a Americanbox há duas semanas, exigindo a devolução imediata do meu dinheiro. Nenhum dos contatos que faço é retornado. Nessa série de e-mails, disse inclusive que tomaria as providências cabíveis, entre elas acionar o Procon e fazer um Boletim de Ocorrência por estelionato, que é exatamente do que se trata. Mas nada comove ou amedronta a Americanbox, que parece certa da impunidade!


Continuo aguardando a devolução do meu suado dinheiro, mas já estou buscando a solução em outras esferas. As amigáveis estão praticamente esgotadas. Basta ver a ficha corrida desta empresa no site Reclame Aqui para desanimar e ter a certeza de que a dor de cabeça vai longe. Viver no Brasil definitivamente é um desafio de paciência...

18 comentários:

Nivaldo Sanches disse...

Também tive problemas sérios com a American Box, e registrei minha queixa no Reclame Já. Só consegui reaver meu dinheiro uns 40 dias depois, e depois de ter passado por seguidos desgostos.
São mesmo uns picaretas sem tamanho !

Abraços

Paulo Sampaio disse...

Ontem falei diretamente com o dono da Americanbox, o senhor Jose Carlos Donato, e ele me garantiu que ontem mesmo resolveria. Até agora, nada...

Paulo Sampaio disse...

É inacreditável, mas a Americanbox de fato está de sacanagem! Duas semanas atrás fiz a reclamação no Reclame Aqui, que foi porcamente respondida e não foi resolvida! Depois disso ainda conversei por telefone diretamente com o dono da empresa, o senhor José Carlos Donato, que me garantiu que o problema seria resolvida naquele dia (já faz 3 dias, e até agora, nada). Para a minha surpresa, eles não apenas não me devolveram o meu dinheiro como tentaram descontar o segundo cheque ontem! Isso é um enorme absurdo! Como pode uma empresa desse tamanho agir dessa forma? Não se trata de desrespeito ao consumidor, isso é algo que vai além dos limites da relação de consumo. Caso de polícia!

Paulo Sampaio disse...

Ufa, depois de quase 2 meses da assinatura do contrato, finalmente recebi meu dinheiro de volta!

Anônimo disse...

No dia 11-11-11 fiz uma compra com American Box ( fechamento da minha Sacada), ficaram de vir entregar e instalar, depois de 45 dias uteis, e muitas reclamações por aqui, por jornais, Procon,ufa, vieram na minha casa, depois de varias marcações que viriam e não vinham. Vieram um dia sem nada marcado, entregaram e montaram como achararam que seria bom, mandaram uns funcionários sem nenhuma identificação que era da Empresa American Box Ltda. Na primeira chuva fraca que tive, minha sacada ficou toda molhada e um vidro solto, se eu não tivesse perto teria caído um dos vidros colocados em cima do meu sobrinho, que estava na sacada, liguei para eles para vir resolver o problema e até agora nada, mandaram as mesmas pessoas que instalaram retirar no dia 07-03-11, já se passou os 5 dias uteis que me prometeram ficar pronto e até agora nada, ligo para o SAC, e nada de atendimento.Nós fazem de idiotas, ninguém atende, e quando atende ninguém sabe de nada, enquanto isso, vou ficando no prejuízo, mando e-mails para eles ninguém responde de volta, apenas vão enchendo os bolsos de dinheiro nossos, mas atender bem o cliente, eles não sabem o que é isso. Meu pedido é 402716
SUGIRO PARA QUEM QUISER OUVIR OU LER MINHAS RECLAMAÇÕES PELAS REDES SOCIAIS, JORNAIS, PROCON, NÃO COMPREM NESSA EMPRESA, DEPOIS QUE FECHAM O NEGOCIO COM O CLIENTE, ELES SE POSICIONAM PARA O CLIENTE QUANDO BEM ENTENDEREM E FAZEM POUCO DO CLIENTE O TEMPO TODO

Ricardo Wright disse...

Alguem pode me passar o contato do Sr. Jose Carlos Donato?

Ricardo Wright disse...

Alguem pdoe me passar o contato do Sr. jose Carlos? Estou com o mesmo problema.

CSA disse...

Estou com o mesmo problema. Hoje pela manhã liguei pro SAC, o porteiro atendeu e disse que os funcionários estão em greve desde ontem.

Anônimo disse...

Tendo em vista que muitas pessoas, assim como eu, estão com problemas com a American Box, Sugiro marcarmos uma data e irmos TODOS na sede da empresa.
entrem em contato comigo atravez do email novaiscesar@hotmail.com

monica disse...

Também estou nessa, pagto à vista, cheque já descontado e nada do produto!

Anônimo disse...

Estou indo hj no juizado de pequenas causas...depois vou abrir um boletim de ocorrencia na policia...afinal fui roubado!

Anônimo disse...

Estou indo hj no juizado de pequenas causas...depois vou na delegacia abrir um boletim de ocorrencia...afinal fui roubado!

Anônimo disse...

Estou com o mesmo problema!!!
No juizado de pequenas causas será que resolve ??
Abs

Waldir Lima

Anônimo disse...

Esse senhor que disse pra enviar email pra ele esta agindo identico ao americanbox hahaha mandei email e nada de resposta faz dias!!! brasileiro é dose pra elefante mesmo...dai me paciencia !!!!

Anônimo disse...

vocês não perceberam ainda que a referida empresa esta em processo de Falencia?

Paulo Sampaio disse...

Caros, infelizmente parece que aconteceu o que tudo indicava. Não sei se neste ponto adianta ligar para o dono, ir ao Procon etc. Vale para aprendermos a pesquisar antes de fazer um investimento desses. Se eu tivesse perdido 10 minutos na internet não teria passado tanto estresse.

Anônimo disse...

Depois de 3 meses a empresa instalou os boxes em minha residencia! Aconselho as pessoas que tiverem paciencia esperarem, pq eles estão instalando e atendendo os pedidos aos poucos.

Unknown disse...

POR FAVOR DIVULGUEM!!
Se você precisar de box, espelhos ou envidraçamento de sacada NÃO CONTRATE a AMERICANBOX. Fechei com eles o fechamento de uma sacada no dia 18/01/14, com instalação agendada para 20/02, já estive 2 vezes na empresa a última promessa de entrega era para a data de hoje 28/02, estou desde o dia 24/02 em contato com eles me certificando de que o prazo seria cumprido, hj as 9h da manha fiz um novo contato e me garantiram que ja havia saído para entrega e montagem, após inúmeros contatos ao longo dia, as 16h me disseram que não seria entregue pois não havia sido fabricado ainda. FALTA DE RESPEITO AO CLIENTE. CLIENTE NAO É PALHAÇO. NÃO CAIA NESSA!!! Segue o nome de todos os envolvidos que empenharam sua palavra, mentindo até o último momento: Vendedora: Adriana Lima / Supervisor: Antônio Brito / Responsável pelo SAC: Cristiane / Atendente que mentiu desde o dia 24 e disse que havia saído para entrega: Claudia. / Ponto de Venda: TELHA NORTE Marginal. AJUDEM A DIVULGAR E IMPEDIR QUE OUTROS CAIAM NAS MÃOS DESTA EMPRESA.