terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sujinho e durinho

Evito postar críticas a lugares que visito, pois acho mais útil e interessante gastar tempo e espaço no blog para dicas positivas. Porém, a decepção de hoje foi tamanha que resolvi registrar.

Por incrível que possa parecer, eu ainda não conhecia o Sujinho, na Consolação, apesar das inúmeras recomendações de amigos e dos incontáveis elogios publicados pela imprensa. O fato é que nesta manhã fui comprar materiais de iluminação na Consolação e resolvi finalmente conhecer a famosa bisteca bovina do Sujinho. A expectativa era grande, do tamanho da própria bisteca.

Ao entrar no restaurante, tive a sensação de estar no também famoso Filé do Moraes da Alameda Santos. O estilão é bem parecido, um misto de restaurante mais simplório e tradicional, com garçons antigos vestindo aquele uniforme branco e antiquado. Enfim, nada de surpresa e tudo muito parecido com o que eu imaginava. Mas a bisteca...

Bom, assim que cheguei, peguei o cardápio apenas por desencargo de consciência, pois estava decidido a pedir o carro-chefe da casa. Para acompanhar, meia porção de fritas e meia de arroz carreteiro. Cerca de 15 minutos depois chega a bisteca, bela, suculenta e ao ponto, como eu imaginava. Saquei o garfo e a faca para iniciar o ataque, mas tais instrumentos se mostraram quase inúteis diante da rigidez da carne. Comecei de novo, cortando a partir da outra ponta, mas os "nervos de aço" estavam por toda a parte. Repeti o procedimento, na esperança de encontrar uma frente de batalha menos dura, mas foi em vão. Quando eu pensei em reclamar para o garçom, já havia picotado toda a bisteca.

Fiquei tentando encontrar explicações para o que acontecia. Seria a falta de hábito de comer bisteca? Não era o caso, pois esse é um tipo de carne que estou acostumado a comer e inclusive a preparar. Seria azar e eles erraram na minha vez? Isso pode ser... Mas, de qualquer modo, é imperdoável acontecer justo com o carro-chefe da casa. É como o Jardim di Napoli errar no Polpetone ou o Ponto Chic no Bauru.

Como essa bisteca é quase um mito, quis registrar aqui que comi e não gostei. Foi certamente a pior que provei nos últimos tempos, apesar de o sabor estar ok (nada de especial, mas agradável). O Sujinho definitivamente se sujou comigo.

3 comentários:

sandro alécio disse...

Fui a São Paulo e comi lá, nesse Sujinho. Não estava ruim, não.
Mas, sinceramente, achei que não merece a fama.

Sergio Bonachela disse...

Frequento o Sujinho há bastante tempo e já pedi a bisteca de vaca diversas vezes. Nunca dei o azar de pegar a carne tão dura, mas você tem toda a razão: sendo o carro-chefe da casa, eles tem obrigação de caprichar. Acho que você deveria ter reclamado, acredito que eles teriam trocado, picotado ou não, e que outra bisteca não estaria tão ruim (seria muito azar). Porém, essa bisteca não é o meu prato preferido lá, não é um desses achados da baixa gastronomia paulistana, como é o Filé ao Alho e Óleo do Moraes. Para mim, é apenas um prato para "encher a barriga" que, aliás, era o objetivo dos frequentadores que fizeram a fama do Sujinho. Eu prefiro o churrasco de maminha ou de contra-filé.
Abraço

Paulo Sampaio disse...

Bonachela, obrigado pela dica! Abraço!