sábado, 14 de janeiro de 2012

Bota-fora no lixo

Uma decepção. É assim que defino as "superofertas" que recebi das primeiras importadoras a anunciar os seus "bota-fora" de começo de ano. Vi diversos blogs e sites festejando a chegada dessas promoções, mas o fato é que, via de regra, o que estão queimando é vinho encalhado. Os que são um pouco melhores têm apenas pequenos descontos.

Até agora não vi nada próximo do que foram os bota-fora de 5 ou 10 anos atrás, quando de fato podíamos comprar ótimos vinhos pela metade do preço. Me divertia e chegava a me emocionar com vinhos evoluídos e prontos para o abate, que eram vendidos a preço de banana para liberar espaço nos estoques ou apenas por que tinham pequenos defeitos no rótulo ou na rolha. Quantos belíssimos vinhos eu já comprei por 1/3 do preço apenas por que a rolha estava infiltrada ou o rótulo sujo pelo vinho vazado de outra garrafa!

De alguns anos para cá, a  verdade é que esse tipo de achado, que antes garimpávamos nas importadoras, deve estar sendo repassado "en primeur" para amigos e clientes vips. Para os simples mortais, sobra o bota-fora no lixo.

6 comentários:

Unknown disse...

Caro Paulo,

Apesar de ser um dos que divulgou a chegada dos "bota-fora/ponta de estoque", concordo plenamente com você: que saudades das promoções de 2003/2007, quando realmente encontrávamos grandes vinhos em oferta. De qualquer modo, ainda é possível encontrar alguns vinhos razoáveis e arriscar em experimentar outros que não conhecemos...

abs,

Luiz Cola
www.vinhosemaisvinhos.com

Paulo Sampaio disse...

Luiz, tudo bem? Evidentemente eu peguei meio pesado ao chamar de lixo... Mas eu de fato tenho ficado meio "amargo" por conta dessa decadência dos bota-fora. Certamente há coisas que valem a pena. Mas achar Barolo, Brunello, Vino Nobile, Champanhe e bons Borgonha, nunca mais vi. Bons tempos que não voltam mais, meu caro...

Rafael Mauaccad disse...

Paulo,
Concordo com Luiz Cola e com você que tínhamos oportunidade de boas compras nos anteriores Bota- Fora,mas neste ano sai debaixo!!

Não é figura de linguagem, o catálogo que recebi joguei-o literalmente no lixo.

Abraços,

Pedro disse...

Paulo, bom dia!

A promoção da Worldwine está apenas tímida; há alguns bons vinhos com desconto, mas não é nenhuma grande oportunidade. Não merece o rótulo de "bota-fora".

As da Grand Cru e da Expand estão ridículas. Estava pensando comigo: em termos de comunicação com o cliente, não seria melhor nem fazer? Vale a pena chamar o cliente de otário pra (tentar) desovar encalhes?

Abç.

Paulo Sampaio disse...

Pedro, minha opinião é que não vale chamar o cliente de otário. O ponto é que, se a demanda por vinho aumentou, a oferta também cresceu bastante. Hoje, há muito mais lojas e importadoras do que há 5 anos. O pessoal entrou em um vale-tudo e está fazendo qualquer coisa para desencalhar seus vinhos. Inclusive ludibriar o consumidor com esse tipo de coisa.

Quem compra vinho há mais tempo lembra do que eram os bota-fora. Mas quem começou a consumir de uns 3 anos para cá - e é muita gente - achará que vale a pena pagar R$ 35 em um vinho comum que antes custava R$ 45.

Posso estar errado, mas acho que essa briga por espaço no mercado ainda vai piorar e, ao contrário do que se imagina, o consumidor será prejudicado, pois creio que os preços não cairão. O que cairá é a qualidade dos vinhos e da venda - e esses bota-fora são um bom exemplo.

A num momento posterior, as pequenas importadoras sumirão. Ficaremos nas mãos de 2 ou 3 grandes grupos.

Mas se deus quiser o mundo acaba antes disso!

H Lee disse...

A cada ano, os bota foras viraram tentativas ridiculas de desovar alguns encalhes. Ano passado, por exemplo, consegui comprar 2 caixas de champagne delamotte por 100,00 cada garrafa no Worldwine. Este ano, simplesmente quando me mandaram a lista, de todos os vinhos que queria, a Worldwine só tinha uns 5 rotulos, isto pq queria uns 15 rotulos. Os vinhos da Enoteca Fasano que a Worldwine tentava vender com 50% off, alem de produtores medianos para ruins, os preços, mesmo em promoçao, estavam totalmente ridiculos. Enfim, fiquei puto, e acho que unico lugar no Brasil que vale a pena ainda comprar uns vinhos especialmente do velho mundo (minha preferencia) é a Cellar. Devido a ridiculariedade dos pseudo bota foras este ano, resolvi ir pra Londres no proximo mes, visitar alguns amigos e comprar algumas ampolas para abastecer a minha adega.

Abs
Lee