sexta-feira, 16 de março de 2012

A indústria do vinho nacional envergonha o Brasil

Como brasileiro e consumidor de vinhos nacionais, estou envergonhado pelo que os nossos grandes produtores estão tentando fazer com o mercado de vinhos no Brasil. Mais do que envergonhado, estou frustrado, pois a tentativa junto ao governo de inviabilizar a importação de vinhos e eliminar a concorrência é um sinal claro de que nossos produtoras já não acreditam mais na sua capacidade de elevar a qualidade dos vinhos que vendem. Parecem não se achar competentes o suficiente para competir, ainda que tenham todas as condições para trabalhar com preços melhores do que os importados.

O que eu vejo na nossa indústria vitivinícola é a incapacidade de fazer nossos vinhos serem algo além do mediano ou, se é nessa faixa de qualidade que se pode atuar, fazer com que os preços sejam competitivos nessa faixa de vinhos mais simples. Os produtores brasileiros jogaram a toalha e acreditam que só sobreviverão se eliminarem os vinhos de melhor qualidade do mercado ou se jogarem seus preços na Lua, tornando-os inviáveis. E é isso que pretendem medidas idiotas como obrigar os importados a terem rótulos em português e dobrarem o imposto de importação.

Vejo nessa história toda um misto de incompetência, ganância e covardia. Me revolta saber que nossos produtores, em vez de melhorarem e baratearem seus produtos, preferem fazer lobby para aumentar impostos em um país cuja carga tributária já é absurda, em um país em que o vinho é visto como bebida de gente rica de tão caro que é. E a prova de que o objetivo é somente eliminar a concorrência para se refestelarem na mediocridade é que eles não estão trabalhando para reduzir seus próprios impostos, mas sim lutando para nos proibir de consumir vinhos de alta qualidade.

Eu já fiz uma promessa: se os impostos para importação de vinhos subirem, eu NUNCA MAIS compro uma garrafa de vinho nacional. Nem espumantes!

4 comentários:

Anônimo disse...

Paulo:

Poe vergonha nisso. Eles vao se ferrar.

Blog JR.

Anônimo disse...

É lamentável ter um governo medíocre que se curva a qualquer queixa!
Vai ser como na época da Reserva de Mercado da Informática, ocorrida na década de 80, comprando péssimos produtos nacionais e com qualidade lastimável!

h lee disse...

Como já não compro vinhos importados no Brasil devido aos preços pornograficos (em média 3x), pode aumentar 600% que não vou ser defensor destes importadores predadores. Tbm, como não tomo vinhos brasileiros, por ser caríssimos com qualidade risível, resta me acompanhar este 'pseudo-debate-protesto' de um mercado minusculo e prostituído do mundo dos vinhos neste país tupiniquim

Vagner Nicodemos disse...

E afinal de contas, como ficou esse assunto?