sábado, 12 de junho de 2010

Supertoscanos de verdade - Parte I

Ontem, participei de uma belíssima degustação, cujo tema é recorrente em minhas confrarias e rodas de amigos enófilos: prova às cegas de supertoscanos. A diferença é que, desta vez, estou falando de supertoscanos de verdade, nascidos em Bolgheri e que deram a fama a esse tipo de vinho, produzidos com boa parcela ou completamente a partir de uvas "bordalesas".

O destaque do painel foi o Solaia, que justificou o fato de ser o vinho mais caro. Já a decepção ficou por conta do Tignanello, um IGT de boa qualidade, mas igual a muitos outros que custam a metade do preço.

A seguir, comentarei brevemente cada um dos vinhos degustados:

1º Solaia 2006 (Antinori)
Produzido a partir das castas cabernet sauvignon, sangiovese e cabernet franc, este foi disparado o melhor vinho da noite, na minha opinião. Dei a ele 94 pontos, mas poderia ser até um pouco mais. De cor muito intensa, no nariz apresentava bastante fruta, erva e um toquezinho de pinho. Mas esse vinho evoluiu muito na taça, se desdobrando em aromas "tostados" e até um floralzinho. No final da taça, bastante chocolate e um pouco de couro. Na boca, os taninos ainda bastante presentes. Fruta madura e chocolate, além do tostado, enchiam a boca e persistiam por quase um minuto após o gole. Vinho fantástico, certamente o melhor toscano que já bebi.

2º Bolgheri Ruit Hora 2004 (Caccia al Piano)
Este vinho me surpreende mais a cada garrafa que eu abro. Sempre muito intenso e agradável, com ótimo corpo e muita persistência, acaba saindo barato pelos R$ 280 que custa - na verdade, que custava, pois não se encontra mais no Brasil após o fechamento da importadora Ars Vivendi. Produzido a partir das uvas merlot, cabernet sauvignon e syrah, este vinho, de cor intensa, também traz frutas vermelhas, com toque de cereja muito legal, se desdobrando em baunilha e aromas terciários. É vinho para 92 pontos fácil.

3º Sassicaia 2006 (Tenuta San Guido)
Outro grande vinho, que destoa da rusticidade de outros IGTs apenas ditos supertoscanos. A cor segue o padrão dos demais, porém, no nariz este trouxe de cara toques de rapadura, chocolate e caramelo, muito bem integrados à fruta vermelha. Ervas também eram percebidas. Na boca, o álcool atacou um pouco, assim como os taninos ainda jovens demais. Acrescentei, em minhas anotações, um toque mineral na boca. Bom corpo, mas menos persistente do que o Ruit Hora, o que me fez tirar 1 pontinho em relação a ele. Dei 91 pontos para este belo vinho.

4º Tignanello 2006 (Antinori)
Elaborado a partir da sangiovese, cabernet sauvignon e cabernet franc, este vinho foi a nota fraca da noite. Claramente abaixo dos demais em termos de qualidade, apesar do seu preço elevado (R$ 368). Esta é a segunda degustação em que o Tignanello apanha dos demais do painel, mesmo contra exemplares menos caros, como o Ruit Hora, que é, para mim, um vinho bem superior. O visual seguiu o padrão, com rubi intenso. No nariz, madeira e mineral era o que se sentia, pois o vinho parecia fechado. Na boca, um vinho agradáve, apesar de os taninos ainda pegarem. Médio corpo e média persistência me levaram a conferir nota 89 a este vinho.

Para o jantar, preparamos uma sopa romana (caldo de galinha com ovos, pão italiano, queijo parmesão e salsinha) e uma "lasanha toscana" (ragu de linguiça, abobrinha italiana e molho branco). A melhor harmonização foi com o Tignanello, talvez pela menor estrutura e intensidade de sabor.

Em tempo: Semana que vem terei a oportunidade de participar de mais uma degustação de "Supertoscanos" (com letra maiúscula), dessa vez por outra confraria, a Wine St.. Um dos destaques será, além dos vinhos deste painel, o mítico Ornellaia. Volto a comentar sobre supertoscanos nos próximos dias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,

Realmente essa degustação foi sensacional.O Confrade Paulo Guerra tem um Ornelaia e tenho um Sassicaia. Estava pensando em conforntá-los, mas vc já me deu uma prévia. Parabéns pelo post.
Vou fazer um link no meu blog para o seu.

forte abraço

Jeriel

Paulo Sampaio disse...

Jeriel, esse embate com o Ornelaia vai ser interessante. Entre o Sassicaia e o Solaia eu já sei qual prefiro - o Solaia (pelo menos na safra 2006). Semana que vem farei o embate com o Ornelaia também. Aí eu posto o que achei. Depois me fale como foi a sua degustação. Abraço!