Depois de algumas experiências com carnes de segunda, que é o usual para esta preparação, resolvi arriscar e cometer uma "heresia" para os mais tradicionalistas e entendidos no assunto: preparei o clássico da Borgonha com filé mignon!
Pode parecer loucura deixar filé mignon cozinhar por horas, mas, para a minha surpresa e a de quem já provou aqui em casa, o resultado é ótimo e você não corre o risco de acabar um trabalho de mais de 3 horas com uma carne seca ou dura ou molenga demais. Vale a dica, especialmente para quem tem menos experiência na escolha da carne. Segue a receita para 4 pessoas, com algumas adaptações minhas.
Ingredientes:
- 1 kg filé mignon
- 1 garrafa vinho tinto de boa qualidade (esqueça uva americana e aposte nos mais tânicos)
- 1 cebola picada em pedaços grandes
- 1 cenoura em cubos
- 4 dentes de alho amassados
- 4 cravos
- 4 grãos de zimbro
- 1 anis estrelado
- 100g de bacon em cubos
- 1 colher de alho picado
- 1 bouquet com louro, alecrim e tomilho (pode colocar outras ervas para carne)
- 12 mini-cebolas salteadas no azeire e açúcar
- salsa picada a gosto
- sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 1 pitada de noz moscada
- 1 xícara de café de conhaque
- 1 xícara de champignon médios
- 3 colheres de farinha de trigo
Em outra panela, coloque o vinho e todos os outros ingredientes (exceto as cebolinhas, o champignon e a salsa). Deixe ferver em fogo baixo por uns 20 minutos. Coe o vinho para tirar os legumes, temperos e ervas e jogue o líquido na panela com a carne e o bacon já fritos. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 3h.
Acrescente as cebolas já caramelizadas e os champignons e deixe cozinhas por mais 30 minutos. Teste o sal e a pimenta. Acrescente a noz moscada. Veja se a consistência está adequada - não pode estar seco, nem muito líquido. Por fim, jogue a salsa picada por cima e sirva na própria panela.
Acompanhamento:Arroz e batata vão muito bem. Pode-se comer com pão, como fazem na França.
Vinho:Diferentes tintos podem funcionar. O clássico são os pinot noir da Borgonha, também utilizados para cozinhar a carne.
Um comentário:
Nossa nunca imaginaria mignon no borguignon, em regra faço com peito.. achoque vou experimentar a heresia!
Postar um comentário