Às vezes ficamos esperando encontrar lugares e vinhos fora de série para indicar e nos esquecemos de que, no dia-a-dia, também comemos e bebemos e queremos tirar o máximo dessas experiências, ainda que com certa simplicidade. Quando nos damos conta disso, a ficha cai e percebemos que não precisamos esperar conhecer uma grande surpresa para recomendar aos amigos.
Isso posto, indico hoje um lugar que vou sempre e que, mesmo em casa, consigo curtir pelo "delivery". Estou falando da Famiglia Lucco, na Lapa, que é a minha pizzaria oficial para o dia-a-dia e também para algumas ocasiões especiais. E são várias razões para isso.
A primeira é que o lugar, apesar de bonitinho e bem arrumado, não tem frescura. Não é restaurante da moda - tem bastante tempo de estrada - e mantém garçons que atuam e se vestem de forma tradicional - sem modeletes recepcionando na porta e moçadinha com lencinho na cabeça, jogando charme para todo lado e esquecendo o chope no balcão.
Mas o principal, claro, é a pizza. É daquelas bem tradicionais, sem frescura do "prefere massa fina, média, grossa, com borda recheada de catupiry", coisa de quem quer fazer da pizza um Big Mac italiano. Lá, a pizza é aquela que comíamos com nossos pais e avós, mas muito bem feita. Muito mesmo, qualquer uma que se peça vem com ingredientes de primeira e com a massa como deve ser: crocante e saborosa.
Outro diferencial importante é que a casa permite que você leve o vinho. Eu sempre levo os meus e sou muito bem recebido. Quando me vê com as garrafas, o prestativo e simpático Ferreira se apressa para pegar o balde de gelo e taças de boa qualidade. O serviço é impecável, mas sem ser pedante, e o jantar transcorre na maior tranquilidade e descontração, como deve ser em uma pizzaria. Nada de luz escura, decoração de bar da Vila Olímpia e sommelier fazendo charme para abrir a sua garrafa. O Ferreira manda brasa no saca-rolhas e te deixa à vontade para beber seu vinho.
Para quem mora na Lapa ou na Vila Leopoldina e está acostumado a gastar R$ 60 para comer uma boa pizza na Brascatta, na Ritto ou no Ráscal, fica a aqui uma alternativa interessante e bem mais em conta.
sábado, 4 de junho de 2011
Simplicidade e tradição fazem uma boa pizza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário